Qualidade

Com vasta experiência na área, a HLC oferece consultoria para Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade apresentando às empresas práticas de gestão, de forma a torná-las mais flexíveis, mais organizadas e mais eficientes, gerando valor para as mesmas.

Executa Auditorias internas nas empresas e fornecedores e acompanha as auditorias externas nos clientes.

 

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Nossa experiência, sua tranquilidade

Oferece também a manutenção, simplificação e integração de sistemas, oferecendo um modelo simples para as organizações integrarem em uma única estrutura todas as normas e especificações de sistemas de gestão que adotam.

Qualidade com mais experiência

O principal objetivo dos serviços da HLC é simplificar a implementação de múltiplos sistemas e sua respectiva avaliação de conformidade. Através de análise e diagnóstico de sistemas e processos da empresa, identifica oportunidades de melhoria em procedimentos, instruções e controles operacionais, simplifica a documentação, integra procedimentos redundantes, atualiza informações defasadas e consolida documentos, melhorando a performance e reduzindo o esforço de operação dos sistemas integrados de gestão.

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Sistema de Gestão da Qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) a ser implementado nas empresas serve para que estas se mantenham no mercado sendo mais competitivas, garantindo a qualidade dos seus produtos e/ou serviços.

Organizações que buscam o crescimento dos seus negócios querem garantir a qualidade que o mercado exige e daí surge a necessidade de implementar o SGQ.

O SGQ é um sistema de gerenciamento da qualidade composto de diversos processos, focado em atender aos requisitos do cliente e aumentar sua satisfação.

É uma ferramenta que serve para controlar e padronizar os processos da empresa, medir a eficácia das ações tomadas para atingir a qualidade, buscando sempre a melhoria contínua.

A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade pode acontecer em qualquer organização, independentemente do porte ou ramo. Trás como benefícios melhorar a imagem, desempenho e cultura da organização, um maior número de clientes satisfeitos e também redução de custos, pois a produção aumenta e os custos baixam. Assim a empresa melhora sua  competititvidade frente aos mercados nacional e internacional.

A HLC pode ajudar a sua empresa nesta caminhada.

A gestão da qualidade é uma ferramenta estratégica que estimula a adoção de uma visão sistêmica de toda a empresa e está alinhada a conceitos e práticas reconhecidos em todo o mundo. Empresas que querem se manter no mercado devem ter a gestão da qualidade como um requisito obrigatório.
As ações direcionadas para o controle de processos organizacionais, desde gestão de pessoas, informações e até mesmo finanças permitem a melhoria de produtos e serviços, garantindo a satisfação das necessidades e expectativas dos clientes.

O conceito, essencial para o crescimento e desenvolvimento de uma organização eficiente, deve ser bem conhecido pelos gestores, contribuindo diretamente para que a sua empresa se mantenha competitiva em relação aos seus concorrentes.
Conforme norma brasileira ABNT NBR ISO 9000, Qualidade é “o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos”.
À medida que as pessoas se tornaram mais exigentes em suas avaliações, o conceito de Gestão da Qualidade foi evoluindo.

A Gestão da Qualidade surgiu inicialmente na Segunda Guerra Mundial, com os produtos bélicos que necessitavam ter qualidade e foi nesse período, que o controle estatístico da qualidade se destacou. Assim, em 1931, Walter. Andrew Shewart, físico, engenheiro e estatístico norte-americano, iniciou estudos sobre a qualidade nas indústrias e demais locais de produção. Desenvolveu o CEP – Controle Estatístico de Processo, e criou o ciclo PDCA, método usado para resolver problemas, controlar e melhorar processos de forma constante. O Japão foi um dos países que se destacou, pois houve a necessidade da melhoria de seus produtos.
O americano Edwards Deming, em 1950, introduziu, para engenheiros e técnicos, o método de controle estatístico, no Japão. Em 1954, Joseph Juran contribuiu com a evolução da qualidade para os japoneses, tendo também outros autores contribuído com estes conceitos e, nas décadas de 70 e 80, as potências mundiais da época, Japão e Estados Unidos, aprimoraram seus processos da qualidade.

Outras organizações do mundo todo iniciaram, após este período, a implementação dos seus modelos de Gestão da Qualidade, sendo que a partir do século XX os consumidores tornaram-se cada vez mais exigentes, cobrando qualidade do produto.
No Brasil este modelo começou mesmo a ser implantado a partir de 1990, trazendo o início da utilização das normas ISO 9000, bem como, o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, criado pelo Governo Federal, com o objetivo de auxiliar na competitividade dos produtos brasileiros. Vários Estados do Brasil implantaram e criaram programas da qualidade. No Rio Grande do Sul foi criado em 1992.
Conte com a nossa ajuda para implementar na sua empresa.

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Auditorias de Qualidade

Otimize os processos de sua empresa e alcance um melhor desempenho organizacional.
As auditorias internas servem para manter os sistemas de gestão e continuar se beneficiando dos seus resultados. O ideal é que tenham ciclos periódicos de auditorias, pois o monitoramento assegura a permanência das mudanças estabelecidas.
O objetivo é verificar o grau de conformidade e manutenção do sistema de gestão, gerando resultados de avaliação, onde deve ser feita uma análise crítica e com esta gerar ações e após conclusão destas deve ser verificada a eficácia das mesmas.
O principal benefício das auditorias internas é a “Melhoria Contínua” dos processos.

As empresas podem adotar a sistemática de execução de auditorias internas tanto para Certificações como para melhorar continuamente seu sistema de Gestão.
A Norma da ABNT NBR 19011 fornece orientação sobre a auditoria de sistemas de gestão, incluindo os princípios de auditoria, a gestão de um programa de auditoria e a condução de auditoria de sistemas de ges¬tão, como também orientação sobre a avaliação de competência de pessoas envolvidas no processo de auditoria. Estas atividades incluem a(s) pessoa(s) que gerencia(m) o programa de auditoria, os audi-tores e a equipe de auditoria.

Existem três tipos de auditoria:
– Auditoria Interna ou de 1ª parte: conduzidas pela própria organização, ou em seu nome
– Auditoria Externa, inclui Auditoria de 2ª e 3ª parte. As de 2ª parte são realizadas por partes que tem interesse na organização, como clientes
– Auditoria Combinada: quando a auditoria inclui mais de um Sistema de Gestão, como por exemplo, Qualidade e Meio Ambiente
A Auditora é um processo sistemático, documentado e independente para obter evidência de auditoria e avalia-la, objetivamente, para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos.

O Critério de Auditoria é um conjunto de políticas, procedimentos ou requisitos usados como uma referência na qual a evidência da auditoria é comparada. No caso dos critérios serem requisitos legais, os termos “conformidade” ou “não-conformidade” são sempre usados nas constatações de auditorias.
Toda auditoria é baseada em evidências que são registros, apresentação de fatos ou outras informações, pertinentes aos critérios de auditoria e verificáveis. Pode ser qualitativa ou quantitativa.

As constatações da auditoria são os resultados da avaliação da evidência de auditoria coletada, comparada com os critérios de auditoria. Podem indicar conformidade ou não conformidades e podem conduzir à identificação de oportunidades de melhoria ou registro de boas práticas.
Sua empresa quer auditar e não tem pessoal habilitado? Procure nossa empresa que tanto podemos auditar internamente como treinar suas equipes.

Certificação ISO 9001

A ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos) é uma norma de padronização que fornece diversas ferramentas para promover a otimização dos processos de uma organização, podendo ser aplicada a produtos ou serviços, assegurando a adoção de boas práticas nos processos da empresa com foco nos procedimentos que dão origem aos produtos ou serviços.

A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade é uma decisão estratégica para uma organização, que pode ajudar a melhorar seu desempenho global e prover uma base sólida para iniciativas de Desenvolvimento Sustentável.

Os benefícios potenciais são:
– Atividades da empresa otimizadas
– Identificação de riscos e oportunidades
– Monitoramento dos processos através de indicadores de desempenho
– Maior envolvimento dos colaboradores nas atividades
– Busca da melhoria contínua
– Melhoria na satisfação do cliente
– Diminuição de custos e aumento da rentabilidade
– Obtenção de novos mercados nacional e internacional

Se sua empresa quer obter mais negócios com mais qualidade e lucratividade deve implementar um SGQ e certificar a empresa na ISO 9001.

A HLC auxilia a implementar a sistemática, treinando as equipes e preparando a empresa para obtenção da certificação e também, caso a empresa tenha interesse, a manutenção desta.
Procure a HLC podemos conversar e fazer uma proposta de trabalho.

A ISO significa International Organization for Standardization (Organização Internacional para Normatização Técnica) e tem sua sede em Genebra. Tem como objetivo fixar normas técnicas essenciais de âmbito internacional, para evitar abusos econômicos ou tecnológicos dos países mais desenvolvidos sobre os países menos desenvolvidos.

No Brasil, os órgãos responsáveis pela Normatização Técnica são o Inmetro – Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, vinculado ao Governo Federal e ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, entidade privada, responsável pela operacionalização da normalização técnica no Brasil, através dos seus vários Comitês Brasileiros de Normatização Técnica – CBs. O CB 25 é o responsável pelo assunto gestão da qualidade.

 

Para implantação de SGQ as empresas devem considerar:

COMO FAZER QUALIDADE:
1º – Mudar a sua cabeça: assumir responsabilidades e compromissos mútuos com princípios.
2º – Mudar a cabeça das demais pessoas: formar equipe vencedora
3º – Convencer e preparar cada pessoa da sua empresa para:
• Conhecer de maneira precisa e completa o que deve ser feito;
• Querer fazer certo, desde a primeira vez, aquilo que deve ser feito.

 

PRIMEIRO DESAFIO
Conhecer precisamente o que deve ser feito:
– Explicar e escrever (documentar) o que cada um deve fazer na empresa e;
– Treinar/ensinar cada pessoa para que adquira a habilidade de fazer bem
feito desde a primeira vez.

SEGUNDO DESAFIO
Motivação – “Motivos para Ação”
– Pessoas devem estar interessadas e conscientes do que devem fazer;
– Pessoas motivadas dedicarão o melhor de si para fazer certo desde a primeira vez.

O sistema de gestão da qualidade é baseado em 7 (sete) princípios:
1º – Foco no cliente
2º – Liderança
3º – Engajamento das pessoas
4º – Abordagem de processos
5º – Tomada de decisões baseada em evidências
6º – Melhoria
7º – Gestão de relacionamentos

Os sete ( 7 ) princípios de gestão da qualidade acima citados formam a BASE para as normas de SGQ na família ISO 9000.

Para implementação do SGQ nas empresas, inicialmente fazemos um diagnóstico identificando os setores que precisarão receber ajustes para obtenção da certificação, ou mesmo a implementação da sistemática, caso ainda não exista.

Após a elaboração do diagnóstico, este é apresentado à Direção da empresa para conhecimento e possíveis ajustes e é elaborado o Cronograma para Implementação até a Certificação. Durante o processo, a equipe da sua empresa terá interação com o consultor da nossa empresa, garantida através de encontros/reuniões frequentes e produtivas para desenvolvimento da Certificação. Toda a documentação é desenvolvida em conjunto durante cada etapa do cronograma.

Sua empresa quer implementar a certificação ISO 9001? Precisa de ajuda? Procure a HLC que analisaremos sua situação de empresa e faremos uma proposta de trabalho adequada a ela.

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Certificação Integrada ISOs 9001/14001/45001

A Certificação Integrada dos Sistemas de Gestão ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio Ambiente) e ISO 45001 (Saúde e Segurança) traz confiança para seus fornecedores e consumidores e benefícios para a empresa, desde que tenha sido feito um bom planejamento.

A Sistemática e benefícios podem ser verificados no item Certificação ISO 9001, com apenas algumas diferenças, tais como alguns benefícios específicos de cada norma.

A ISO 9001 é a norma que estabelece os requisitos e certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade, sendo a mais requisitada no Brasil. Qualquer empresa pode buscar essa certificação, independentemente do produto ou serviço que ofereça.

Assessoria técnica

A Assessoria Técnica que a equipe da HLC fornece visa assistir, auxiliar, colaborar com as equipes internas das empresas, nas soluções de problemas identificados nos processos. Também pode partir de problemas detectados em um diagnostico elaborado por uma consultoria, bem como pode, ela mesma, realizar o diagnóstico e o planejamento da solução, treinando as equipes para a manutenção dos sistemas.

Como a nossa equipe tem conhecimento das legislações e normas pertinentes às áreas de Qualidade, Meio-Ambiente, Segurança do Trabalho e Certificações de Produtos Inmetro, Cadeia de Custódia FSC, Rotulagem Ambiental esta assessoria traz benefícios para as equipes das empresas que são treinadas para executarem de forma totalmente eficaz o que é planejado, sempre contando com o auxilio das nossas equipes tanto remotas, como presencial, conforme escolha da empresa.
As assessorias técnicas podem ser pontuais, mensais com um número de horas determinado para atendimento, anuais, conforme a empresa preferir.

Outros serviços

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Segurança do Trabalho

Serviços de implementação de sistemas de Gestão da Segurança do Trabalho e/ou ISO 45001, auditorias e treinamentos nas normas regulamentadoras do Ministério da Economia – Secretaria do Trabalho.

Treinamentos

Treinamentos

Treinamentos in-company nas áreas de Certificações, Qualidade, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

Palestras

Palestras

Contrate a HLC para palestras e apresentações na sua empresa nas áreas de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Certificações.

certificações

Certificações

Certificações de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiental, Segurança do Trabalho, Produtos, Rótulo Ecológico e FSC, contando com a experiência da Engª Heloise Coutinho (auditora do Instituto Falcão Bauer).

Meio Ambiente

Meio Ambiente

Serviços de implementação de sistemas de Gestão de Meio Ambiente e/ou ISO 14001, auditorias e treinamentos, Licenciamentos Ambientais, Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Autorização de Veículos de Divulgação, Rotulagem Ecológica.

Precisa de Ajuda?